quarta-feira, 1 de Setembro de 2010

Sumo de Beringela e Limão

Beringela
A beringela é um ingrediente comum na cozinha indiana, grega e francesa. É oriunda da Índia e parte do sudoeste Asiático, mas o seu cultivo estendeu-se a todo o mundo. A beringela crua é um vegetal/fruto muito pouco calórico, com apenas 16 calorias em 100 gramas. É muito rica em água (93%) e fornece boas quantidades de potássio (200 mg/100g de beringela). Contribui com fibra alimentar (2,5 g/100 g), cálcio (10 mg/100 g) e fósforo (12 mg/100 g de beringela). É uma planta herbácea da família das solanáceas (que inclui a batata, o tomate, o pepino e o pimento). Os seus frutos são geralmente de cor violeta ou roxo escuro e de forma alongada, embora existam variedades redondas e de cor amarela ou branca.O responsável pela cor púrpura e brilhante da casca da beringela é um tipo de fitoquímico, da família dos compostos fenólicos, chamada antocianina. Estudos laboratoriais revelam que esta substância actua como antioxidante, impedindo a acção nefasta dos radicais livres de oxigénio. Isto ajuda a proteger o organismo dos danos celulares, nomeadamente com propriedades anticancerígenas, e a reduzir a oxidação do colesterol e consequente risco de arterosclerose.O consumo regular de sumo de beringela mostrou-se útil na diminuição dos níveis de colesterol total, promovendo a saúde dos vasos sanguíneos. É igualmente indicado o seu consumo em dietas que visem baixar a tensão arterial. Apesar de ser pouco calórica e não ter gordura na sua composição, a beringela tem a capacidade de absorver grandes quantidades de gordura na sua preparação. Não deve por isso ser frita nem ser cozinhada com muita gordura.
Pode ser consumida assada, cozida, estufada ou guisada, a acompanhar pratos de soja, seitan, tofu, etc. Salgar as beringelas antes de as cozinhar ajuda a eliminar o suco de sabor amargo e reduz a humidade. Ao tornar a polpa menos densa, este processo impede que a polpa absorva tanta gordura. Corta-as às rodelas ou em cubos, salpica-as com sal e deixa-as em repouso durante 30 minutos. Depois passa-as por água, enxagua-as com papel absorvente e cozinha. O aço comum oxida rapidamente a polpa da beringela (fica escura), por isso deves cortá-la com uma faca de aço inoxidável.Na escolha das beringelas, procura as que se encontrem bem rijas, com a pele polida, brilhante e sem manchas. São de evitar as que estiverem verdes e prefere as que ainda tiverem o pedúnculo e o cálice.
Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=180
Eu tenho consumido todos os dias o sumo de beringela, faço assim: à noite corto a beringela em pedaços com casca, coloco num jarro com tampa, e encho com agua, deixo ficar no frigorifico toda a noite, de manhã é só coar a agua e juntar o sumo de um limão e ir bebendo ao longo do dia... eu tento beber sempre antes das refeições.
O meu objectivo é reduzir o colesterol, ja bebo o sumo há um mês e baixei de 243 para 220, por isso vou continuar... com o sumo de limão bebe-se muito bem, é uma autêntica limonada.
Ana

4 comentários:

  1. PARECE SER INTERESSANTE ESSA RECEITA DE BERINGELA, VOU EXPERIMENTAR E DEPOIS DIGO COMO FOI!
    BJNS

    ResponderEliminar
  2. eu tabem to nessa todos os dias bebo beringela com limao

    ResponderEliminar
  3. estou tomando desde sábado...preciso perder 10kg.

    ResponderEliminar